Notícias de saúde

BRASIL: Laboratórios se Unem para Lançar Campanha Contra Gripe

São Paulo, 23 de março de 2001 (eHealthLA). Pelo terceiro ano consecutivo, Delboni Auriemo e Lavoisier – divisões do grupo Diagnósticos da América – lançam o Programa Especial de Vacinação Contra a Gripe. A campanha vai funcionar ao longo do ano, com maior ênfase entre março e junho, meses que antecedem o inverno, quando a incidência da doença é maior. O programa de vacinação deste ano segue o mesmo modelo da campanha realizada em 2000.

As duas divisões já adquiriram a vacina fabricada pelas empresas Pasteur, da França, e Smith Kline, da Alemanha, e colocarão suas 30 unidades à disposição do público, além de fazer a aplicação nas empresas privadas que contratarem o serviço. Os preços da vacina são R$ 15,00 para adultos e R$ 8,00 para crianças.

Programa de Imunização

Com o programa, os laboratórios pretendem imunizar 300 mil pessoas na Grande São Paulo. Para que isso ocorra, elaboraram um programa especial para seus clientes internos e para as empresas contratantes.

Nas empresas privadas, por exemplo, cada funcionário receberá vários cupons que permitem que seus familiares tenham acesso à vacina por um preço menor. Além disso, a empresa vai realizar um forte trabalho junto à classe médica, que sempre exerce uma influência positiva nos programas de vacinação.

Eficácia

Segundo os especialistas, em adultos saudáveis, a vacina chega a ter 90% de eficácia. No entanto, no ano passado, surgiram alguns questionamentos sobre a real eficácia das vacinas. O Dr. Ricardo Cunha, médico responsável pelo setor de vacinação da Diagnósticos da América, salienta que a vacina contra gripe é composta por três cepas virais, duas do tipo A e uma do tipo B, contra as quais a pessoa vacinada vai desenvolver a proteção.

“Essas cepas são as que têm a maior probabilidade de causar os surtos epidêmicos no período do inverno, contudo existem outras cepas e tipos de vírus Influenza que eventualmente podem circular e assim causar a doença”, explica o especialista.

Além disso, o médico salienta que a existência de outros vírus respiratórios, que são responsáveis por quadros semelhantes à gripe, e as alergias respiratórias, faz com que as pessoas acreditem estarem gripadas.

Indicação

A vacina é indicada somente para pessoas com idade superior a 6 meses e principalmente para aquelas que apresentam maior risco de complicações em quadro de gripe (idosos e portadores de doenças crônicas). Não podem ser vacinadas as gestantes no primeiro trimestre de gravidez, pessoas com alergia intensa ao ovo, timerosal e à gentamicina, além de pessoas em estado febril agudo grave.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários