Notícias de saúde

BRASIL: Começa Hoje Campanha Nacional Contra Diabete

São Paulo, 06 de Março de 2001 (eHealthLA). O Ministério da Saúde inicia hoje uma campanha nacional contra a diabetes mellitus. A campanha vai durar três semanas e o principal objetivo do governo é alertar a população sobre os sintomas e riscos da doença, que pode causar cegueira, problemas nos rins e até amputação dos membros.

A diabete é uma disfunção causada pela falta de insulina no organismo, hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pelo nível de glicose no sangue. Segundo informações do Ministério, são registrados a cada ano cerca de 25 mil mortes causadas pela diabetes, que é considerada a sexta causa de mortes no País.

A campanha será desenvolvida em todos os municípios do país e cerca de 30 mil postos de saúde já estão preparados para verificar o nível da taxa de açúcar no sangue dos brasileiros. Quem for identificado como portador da doença receberá tratamento, garantiu fonte do Ministério.

O governo espera que 31 milhões de brasileiros em todo o país participem da campanha. O teste vai beneficiar principalmente as pessoas que têm a doença, mas ainda não sabem. Dados do governo indicam que cinco milhões de brasileiros têm diabetes, cerca de 7,6% da população com idade entre 30 e 69 anos.

Conheça e Veja Como Prevenir

Tipo 1

Causas: a origem é genética, mas é preciso que fatores externos (viroses ou traumas) ativem os genes defeituosos. Os pacientes não produzem insulina e têm que tomar o hormônio para regularizar o nível de glicose no sangue. Atinge pessoas de até 35 anos.

Sintomas: urina em excesso, fome, sede, perda de peso, cansaço, coceira, dificuldade de cicatrização.

Tratamento: injeções de insulina diárias. O paciente deve fazer cinco refeições por dia e reduzir o consumo de açúcar.

Complicações: em excesso no sangue, a glicose se liga à hemoglobina (pigmento que transporta o oxigênio), tornando a oxigenação dos tecidos deficiente. As ramificações nervosas são lesadas, provocando perda de sensibilidade nos dedos, que, em casos extremos, podem ser amputados.

Os vasos capilares também são danificados. A irrigação inadequada pode levar à cegueira e à impotência. Os diabéticos têm duas vezes mais chance de sofrer infarto ou derrame.

Tipo 2

Causas: Também é de origem genética, mas o que desenvolve a doença são o sedentarismo e a obesidade. Os pacientes produzem insulina, em quantidade insuficiente. O hormônio, no entanto, não se liga aos receptores celulares adequadamente, dificultando a penetração da glicose na célula. Afeta pessoas com mais de 40 anos.

Sintomas: os mesmos do tipo 1

Diagnóstico: em geral, o paciente descobre que é diabético entre seis e sete anos depois de desenvolver a doença.

Tratamento: a dieta balanceada é suficiente para manter estável o nível de glicose no sangue. O paciente deve tomar apenas o antidiabético oral, remédio que normaliza o transporte de glicose para as células. Em casos raros, a reposição de insulina é necessária.

Complicações: as mesmas da diabetes do tipo 1.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários