Notícias de saúde

BRASIL: Excesso de Luminosidade Pode ser uma das Causas da Miopia

São Paulo, 5 de março de 2001(eHealthLA). Dados divulgados pelo governo da China revelam que mais de 60% dos alunos das escolas secundárias daquele país são míopes.

Alguns médicos chineses consideram a contaminação pela luz uma importante causa da miopia. Nas cidades, os edifícios, cobertos por vidros, refletem raios brilhantes, enquanto no interior dos mesmos as paredes e papéis brancos, que refletem conjuntamente 10% mais luz que as árvores, afetando gradualmente a visão.

Os médicos consideram que as pessoas estão a cada dia mais conscientes dos perigos da poluição da água, ar e sonora, mas poucos sabem acerca da radiação nociva proveniente da luz. Eles prevêem, no entanto, que a tecnologia protetora do ambiente visual e produtos benéficos para os olhos serão populares no século 21.

Brasil

Cerca de 1 quarto da população brasileira é afetada pela miopia. Segundo o oftalmologista Walter Takahashi, da Universidade de São Paulo, a formação da imagem para a visão depende do equilíbrio entre a curvatura da córnea, a lente natural do olho chamada cristalino e o comprimento do olho.

A imagem ao ser formada sobre a retina permite a sua nitidez. “Miopia é a condição onde o olho se apresenta com uma curvatura corneana muito acentuada ou com o comprimento acima do normal levado a uma formação de imagem antes da retina, com conseqüente baixa de visão”, explica o médico.

O especialista explica que a doença é uma situação em que os raios de luz que penetram no olho são focalizados antes de atingirem a retina. Como conseqüência, o míope tem dificuldade de enxergar à distância e tendência a aproximar objetos para enxergar melhor (tentativa de deslocar a imagem para a retina).

“Sendo assim, é necessário o uso de lentes corretoras (óculos, lentes de contato) com a finalidade de deslocar o foco para a retina melhorando, dessa forma, a visão”, afirma Takahashi.

Em alguns casos, depois de estabilizada a miopia, o erro refracional pode ser minimizado, eliminando a dependência das lentes corretoras. Segundo os especialistas, a miopia de início repentino na vida adulta deve ser avaliada minuciosamente, pois pode representar sinal de outra patologia (catarata ou diabete).

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários