Notícias de saúde

BRASIL: Europa Aprova Medicamento contra Câncer Colorretal Metastático

São Paulo, 15 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). Após 40 anos sem muitas novidades para o tratamento de câncer colorretal metastático, a Comunidade Européia concedeu esta semana autorização para a comercialização do medicamento Xeloda® (Capecitabina) como o primeiro agente de quimioterapia oral para o tratamento de portadores deste tipo de câncer. A aprovação foi baseada nos resultados de dois grandes estudos envolvendo mais de 1.200 pacientes em todo o mundo.

“O medicamento é administrado por via oral na forma de comprimidos, reduzindo o número de vezes que os pacientes precisam comparecer ao hospital, em comparação com a terapia intravenosa, permitindo que os pacientes passem mais tempo em companhia da família em suas casas”, disse o Dr. Peter Teuber, Gerente Internacional de Xeloda® (Capecitabina) na Roche.

O câncer colorretal é a terceira causa de mortalidade relacionada ao câncer em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 890.000 pessoas foram diagnosticadas com o câncer colorretal e mais de 525.000 pessoas morreram desta doença só em 1997.

Apenas na Europa, aproximadamente 190.000 pacientes são diagnosticados, anualmente, com câncer colorretal e estima-se que mais de 100.000 pacientes morram desta doença em 2000. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este câncer tem a estimativa de 13.400 novos casos para o ano 2000 no Brasil.

Novo Tratamento

Entre os pacientes que receberam o novo tratamento, 26% obtiveram regressão do tumor, contra 17% do tratamento convencional, conhecido como 5-FU/LV ou esquema da Clínica Mayo. Contabilizando os pacientes que também obtiveram interrupção do crescimento do tumor, a taxa de resposta ao Xeloda® (Capecitabina) sobe para surpreendentes 74%, considerada elevada pelos especialistas, devido aos baixos índices de resposta da doença.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários