Notícias de saúde

Desafio do Genoma é Decifrar as Várias Expressões dos Genes

SÃO PAULO (Reuters) - O número estimado de genes do corpo humano é apenas o dobro de um verme, mas os cerca de 30.000 a 40.000 genes humanos decifrados pelo Projeto Genoma Humano apresentam um novo desafio para os cientistas: a interpretação de sua complexidade, disse José Fernando Perez, diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

"Um número de genes tão pequeno poderia levar algumas pessoas a pensar que o genoma humano é simples, mas isso não é verdade, Isso nos leva à próxima etapa do projeto, que é decifrar sua complexidade", disse Perez à Reuters.

O diretor-científico da Fapesp chamou a atenção para duas tarefas importantes a serem desenvolvidas a partir de agora.

"A primeira é identificar completamente todos os genes e a segunda é entender as diversas formas de expressão dos genes nos tecidos, que corresponde ao transcriptoma", afirmou Perez.

"Ao ser transcrito, o gene, que corresponde a um pedaço de DNA, pode ser organizado de várias formas, o que pode gerar diferentes proteínas, já que a diversidade de expressão do gene só está presente em organismos superiores e não em bactérias", explicou Perez.

Outro importante aspecto a ser estudado são as proteínas, "pois no final o que interessa são as proteínas, as moléculas da vida, que são essenciais no desenvolvimento de novas drogas", acrescentou Perez.

Daqui para frente, o trabalho de cientistas na pesquisa do genoma humano vai ser duro, segundo Perez.

"As recentes descobertas do genoma humano são um marco na história da ciência e da humanidade, mas a conclusão do sequenciamento corresponde a uma grande corrida que terminou, mas indica também que agora começa uma maratona mais complexa em certos aspectos", destacou Perez.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários