Notícias de saúde

BRASIL: Gado Brasileiro Será Inspecionado Pelos EUA

São Paulo, 6 de Fevereiro de 2001 (eHealthLA). O Brasil está aberto a uma inspeção da Agência de Inspeção Animal e Vegetal dos Estados Unidos,para que os técnicos americanos comprovem, a inexistência da Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), ou doença da vaca louca, no rebanho brasileiro. Segundo declaração do ministro da Agricultura, Pratini de Moraes o Brasil entregará um relatório completo a Secretaria de Agricultura dos EUA sobre o controle da doença no País.

Segundo o Ministro, o objetivo é municiar os Estados Unidos para que a reabertura das importações americanas de carnes brasileiras possa ocorrer o mais rápido possível. Pratini reafirmou categoricamente que não há vaca louca no País e disse que os documentos a serem apresentados comprovam isso.

A Doença

Os primeiros casos confirmados da Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), mais conhecida como doença da vaca louca, foram detectados em 1986, na Inglaterra. O mal de Creutzfeldt-Jakob, nome da forma humana da doença da vaca louca, caracteriza-se por infecção generalizada do cérebro decorrente da multiplicação da infecção em outras partes do organismo.

Não se sabe como desenvolve-se a infecção. O agente causador da CJD não é uma bactéria ou um vírus comum. Não é passível de tratamento e é de difícil diagnóstico.

Muitas vezes não é possível dizer-se se um indivíduo está infectado até que os sintomas finais comecem a manifestar-se.

Experiências realizadas com cobaias na Europa provaram que a doença humana e a animal são ‘intercambiáveis’ e a barreira entre espécies não tem função protetora. Na Inglaterra, as primeiras vítimas da doença apresentaram degeneração do cérebro, com perdas dos movimentos e da fala.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários