Notícias de saúde

Britânicos Estão Preocupados com Segurança Alimentar

06 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Um relatório do órgão que cuida dos padrões de segurança de alimentos da Grã-Bretanha, a Food Standards Agency (FSA), constatou que até 5 milhões de pessoas podem ter sofrido intoxicação alimentar no ano passado.

O estudo Comportamento dos Consumidores de Alimentos constatou que o problema é muito maior do que as estimativas oficiais sugerem, uma vez que apenas uma em cada cinco pessoas intoxicadas denuncia seus sintomas.

As pessoas que relatam o problema preferem falar com um médico do que com o estabelecimento onde a comida foi adquirida.

Menos da metade (48 por cento) dos 3.153 consumidores entrevistados disseram sentir-se seguros com as atuais medidas de vigilância alimentar, embora 48 por cento achem que a segurança dos alimentos melhorou no ano passado.

Três quartos dos consumidores disseram que estavam "preocupados" ou "muito preocupados" com a segurança dos alimentos.

O presidente da FSA, sir John Krebs, disse: "O estudo revela que as questões de alimentos são as que mais importam para os consumidores. Isso reflete a apreensão do consumidor com a intoxicação alimentar e a BSE (encefalopatia espongiforme bovina)."

"Os dois serão prioridades para a FSA nos próximos cinco anos."

Os consumidores britânicos também se sentem inseguros quanto aos rótulos dos alimentos, particularmente quanto à lista de ingredientes e rótulos com indicação de "sem gordura".

A pesquisa mostra que 43 por cento dos britânicos conhecem a recomendação de comer cinco porções de frutas ou vegetais por dia, mas apenas metade desses consumiu as porções no dia anterior à entrevista.

E, apesar dos temores disseminados, os britânicos continuam carnívoros. Noventa por cento alimentam-se de carne fresca, e apenas 5 por cento dos domicílios britânicos abrigam um vegetariano.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários