Notícias de saúde

Brasil Vai Dobrar Distribuição de Camisinhas no Carnaval

05 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). O ministro da Saúde, José Serra, disse na sexta-feira que vai dobrar para 20 milhões o número de preservativos que serão distribuídos no carnaval desse ano.

Dos desfiles no sambódromo do Rio de Janeiro ao carnaval de rua do nordeste do país, as autoridades planejam distribuir as camisinhas durante toda festa, que vai de 23 a 28 de fevereiro.

"Estamos dobrando o número de preservativos, pois queremos torná-los ainda mais acessíveis a todos os setores da população", disse um porta-voz do programa de Aids do ministério.

Como parte da campanha anti-Aids do carnaval desse ano, o ministério também vai distribuir dez milhões de máscaras com formas de camisinhas para garantir que "os preservativos estejam na cabeça das pessoas". As máscaras se dobram como leques de papelão para ajudar a aliviar o calor do verão.

Os milhões de camisinhas e máscaras serão distribuídos em todo o país. Em São Paulo, serão distribuídos 4,02 milhões de preservativos e no Rio de Janeiro, 3,13 milhões.

"Esse é um período do ano quando a alegria e o álcool se misturam e às vezes as pessoas se esquecem de proteção", acrescentou o porta-voz.

Em números absolutos, o Brasil é um dos países com maior incidência de Aids com cerca de 191.000 casos registrados de infecção com HIV. Em relação à população, o país se tornou um modelo na luta contra Aids, reduzindo a infecção com HIV para 0,6 por cento dos adultos, comparados a 25 por cento na África do Sul.

"Queremos continuar expandindo a luta contra Aids e manter os números baixos", disse o porta-voz.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários