Notícias de saúde

BRASIL: Tempero pode Ajudar na Prevenção e Tratamento de Tumores de Intestino

São Paulo, 1 de Fevereiro (eHealthLA). Para os apreciadores do Curry, uma espécie de tempero indiano picante, uma boa notícia: o tumérico, componente da família do gengibre que faz parte da iguaria, pode funcionar na prevenção e no tratamento do câncer de intestino.

A descoberta vem de um estudo do Reino Unido com 15 pacientes que apresentavam a doença. Durante quatro meses eles tomaram diariamente um medicamento formulado com o ingrediente. Os pesquisadores constataram em todos os doentes uma regressão nos tumores.

Segundo os cientistas ingleses, o segredo do tumérico estaria na sua capacidade de inibir a COX-2, uma enzima ligada a males inflamatórios e a alguns tipos de câncer.

Câncer de Intestino

O intestino é o responsável, no corpo humano pela absorção dos nutrientes, dos sais minerais e da água dos alimentos. Para funcionar bem, o intestino necessita de muitas fibras e da colaboração de outros órgãos, como secreções que saem do pâncreas e do fígado. Essas secreções quebram os nutrientes e, então, as paredes intestinais conseguem absorver tudo o que o organismo precisa. O que sobra é eliminado.

O câncer do intestino grosso acomete em torno de 150.000 pessoas por ano nos Estados Unidos, representando cerca de 13% de todos os tumores.

Está entre as principiais causas de morte por câncer, entre pulmão, mama na mulher e próstata no homem. Segundo Benedito Mauro Rossi, médico titular do Departamento de Cirurgia Pélvica do Hospital do Câncer, em São Paulo, o grande desenvolvimento no tratamento do câncer do intestino ocorreu no campo da técnica cirúrgica e na abordagem multidisciplinar do paciente, unindo cirurgião, radioterapeuta e quimioterapeuta, com maiores índices de preservação do ânus nos tumores de reto.

“O resultado do tratamento do câncer do cólon e do reto está diretamente relacionado ao diagnóstico precoce, ou seja, quanto mais cedo se faz o diagnóstico, maior o índice de cura, chegando-se a mais de 90% nos casos iniciais”, diz o especialista. A colonoscopia, ou seja, a endoscopia realizada pelo ânus, é o principal método para diagnóstico de pequenas lesões intestinais.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários