Notícias de saúde

Óleo de Hortelã Pode Aliviar Problema Gastrintestinal

01 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Para crianças sofrendo de síndrome do cólon irritável (IBS), o alívio pode vir na forma de uma erva comum -- a hortelã, afirmaram pesquisadores.

Em um estudo com jovens entre 8 e 17 anos, cápsulas de óleo de hortelã ajudaram a aliviar a IBS, uma variedade de sintomas gastrintestinais incluindo inchaço, dor abdominal grave e ciclos de prisão de ventre e diarréia que não se encaixam em categorias de doenças conhecidas.

Algumas pessoas acreditam que a causa pode estar relacionada ao estresse ou problemas psicológicos, mas a teoria é controversa.

"O óleo de hortelã deve ser considerado para o tratamento de níveis moderados de dor em crianças com IBS", afirmaram Robert M. Kline, da Universidade de Missouri, em Colúmbia, e sua equipe na edição de janeiro de Journal of Pediatrics.

No estudo de duas semanas, 42 crianças com IBS foram tratadas com óleo de hortelã ou placebo, uma pílula inativa.

No primeiro dia da pesquisa, todas as crianças reclamaram de dor abdominal e muitas também se queixaram de diarréia, prisão de ventre e gases.

Após o período de tratamento de duas semanas, 71 por cento dos jovens recebendo óleo de hortelã disseram que se sentiam "melhor" ou "muito melhor", comparados a 43 por cento tomando o placebo. O óleo de hortelã reduziu a gravidade da dor abdominal, mas não diminuiu outros sintomas, de acordo com o estudo.

"A análise demonstrou que o óleo de hortelã não alterou azia, gases, urgência de evacuação, eructação, padrão e consistência das fezes", afirmaram os pesquisadores.

Mais pesquisas são necessárias antes dos suplementos poderem ser recomendados a crianças.

O estudo foi conduzido por um período curto e a "segurança de qualquer tratamento justifica avaliação persistente, especialmente em crianças", destacaram Kline e sua equipe.

O óleo de hortelã para o tratamento da síndrome do cólon irritável "parece ser seguro", disse Terry Hatch, da Escola de Medicina da Universidade de Illinois.

As descobertas são válidas somente para o grupo de idade particular estudado e o período de estudo de duas semanas revelou somente os benefícios a curto prazo, destacou Hatch, que não participou do estudo.

A pesquisa foi financiada por um prêmio da Tillotts Pharma AG, empresa sediada em Ziefen, Suíça, fabricante de produtos contendo óleo de hortelã.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários