Notícias de saúde

Uso Frequente de Cocaína é Ligado a Ataque Cardíaco Precoce

01 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Quase um em cada quatro ataques cardíacos não fatais em pessoas entre 18 e 45 anos de idade pode ser atribuído ao uso regular de cocaína, segundo resultados de um novo estudo.

A razão pode ser o fato do uso regular da cocaína contrair os vasos sanguíneos e acelerar o endurecimento das artérias, conforme o chefe do estudo Adnan I. Qureshi.

Mais de 30 milhões de norte-americanos já experimentaram cocaína e 5 milhões informaram usar regularmente, observaram os pesquisadores em artigo publicado na edição de janeiro do Circulation: Journal of the American Heart Association.

A equipe de Qureshi, da Universidade do Estado de Nova York, em Buffalo, usou informações do Terceiro Levantamento Nacional sobre Saúde e Nutrição, estudo feito com uma população grande, para avaliar se existe associação entre uso de cocaína e ataques cardíacos não fatais e derrames.

Dos 10.085 homens e mulheres incluídos no estudo, 532 (quase uma em cada 20 pessoas estudadas) relataram uso regular da droga ilícita, definido como usar a droga de 10 a mais de 100 vezes durante a vida, indicou o artigo.

O risco de um ataque do coração não fatal foi 25 por cento maior nos que relataram uso regular de cocaína, observaram os autores.

Não foi encontrada associação entre uso de cocaína e derrame não fatal.

Em geral, os pesquisadores verificaram que os homens relataram usar mais cocaína que mulheres e os negros usaram a droga com mais frequência que os brancos.

Além disso, usuários regulares da droga foram mais propensos a ser fumantes e ter pressão sanguínea alta -- fatores que podem aumentar os riscos de uma pessoa ter doença cardíaca.

"Modificações no comportamento por alerta público e educação podem reduzir a ocorrência de ataques cardíacos não fatais associados ao uso de cocaína", concluiu a equipe de Qureshi.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários