Notícias de saúde

BRASIL: Prevenção Contra o Fotoenvelhecimento Deve Começar na Infância

São Paulo, 29 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Novidades para combater o fotoenvelhecimento não param de surgir. Técnicas cirúrgicas, aplicação de toxina botulínica, preenchimento de rugas, “peelings” e tratamentos com laser são algumas das atuais alternativas. No entanto a melhor opção continua sendo a prevenção precoce do envelhecimento. Segundo os dermatologistas, o aparecimento de rugas e manchas na pele ocorre principalmente por exposições excessivas aos raios solares.

“A radiação solar danifica a pele alterando a estrutura das fibras de colágeno e elastina, resultando em flacidez, rugas e perda da elasticidade. Além disso, propicia ao aparecimento de manchas como sardas e melanoses, que têm difícil tratamento”, explica a dermatologista Ana Paula Gomes Meski. “A prevenção deve começar o mais cedo possível, ainda na infância”, complementa.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) indicam que o câncer de pele liderou o ranking de novos casos da doença em 1999, com 39.800 ocorrências. “O ideal é tomar sol apenas de manhã cedo ou no final da tarde, usando sempre filtros solares, mesmo no inverno. Depois à noite, cremes a base de vitamina A para revitalizar a pele”, aconselha Ana Paula.

Raios UVA

Só para se ter uma idéia da “força” dos raios ultra violeta do tipo A, os vidros dos carros detêm 90% dos raios UVB, mas apenas 30% dos UVA. Além disso, os UVA não provocam nenhum sinal de alerta na pele em caso de exposição excessiva, já que é incapaz de produzir o vermelho característico da queimadura solar, como ocorre com o UVB.

Aprovado pelo FDA, o Parsol® 1789, é atualmente o filtro contra os raios UVA mais utilizado no mundo. Segundo os especialistas, os outros protetores solares até ajudam a prevenir estes efeitos, mas não totalmente, já que boa parte só é eficaz contra os raios UVB.

No fotoenvelhecimento, o rosto é a parte do corpo mais atingida, o pescoço pode apresentar um forte avermelhado, a nuca torna-se espessa e com rugas entrecruzadas, enquanto no dorso das mãos, a pele fica mais fina. Além das manchas que podem aparecer em toda pele.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários