Notícias de saúde

Ministério da Saúde Faz Parceria para o Programa da Família

A Fundação Telefônica e o Instituto para o Desenvolvimento da Saúde lançaram um projeto de educação à distância para capacitar mais de 6 mil equipes de médicos e enfermeiros que trabalham no Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde. Esta parceria vai preencher uma lacuna, que é um dos principais problemas do Programa, a qualidade técnica dos profissionais.

O programa que foi implantado no ano de 1994, conta atualmente com aproximadamente 8 mil equipes, que prestam atendimento domiciliar de saúde a mais de 25 milhões de cidadãos brasileiros, em mais de 2 mil municípios espalhados por todo o Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, a falta de profissionais capacitados acontece porque o Programa de Saúde exige que os médicos e enfermeiros sejam generalistas. Isto porque o médico de família ainda é pouco considerado e o mercado de trabalho está voltado para o médico especialista. Já o médico de família precisa ter formação para cuidar de toda a família, desde o recém-nascido até o idoso.

A Fundação Telefônica já fez um investimento da ordem de R$ 530 mil reais na capacitação desses profissionais. O Instituto da Saúde é responsável pela coordenação de todo o projeto, além disso, a Universidade de São Paulo participará apoiando todo o projeto. Para facilitar ainda mais o processo de capacitação serão produzidos e distribuídos uma série de vídeos , manuais e hipertextos, com o enfoque nos problemas de saúde considerados mais freqüentes na população do país. Este material deve estar pronto até o final do ano.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários