Notícias de saúde

Jovens Que Usam Pílula Podem Ter Maior Propensão ao Fumo

23 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). As adolescentes que usam contraceptivos orais podem estar mais propensas a fumar, mostram resultados de um novo estudo.

Algumas pesquisas têm demonstrado que o fumo, em conjunto com os contraceptivos orais, aumenta o risco de derrame em mulheres mais velhas. Os cientistas destacaram que os efeitos à saúde do uso das pílulas anticoncepcionais durante a adolescência são desconhecidos.

O estudo, publicado em uma edição recente de Contraception, descobriu que cerca de 40 por cento das meninas entre 12 e 17 anos que usavam contraceptivos orais fumavam, comparadas a 25 por cento das garotas que não estavam tomando as pílulas anticoncepcionais.

"Todos os médicos devem ter consciência dessa associação quando prescrevem contraceptivos orais a adolescentes", concluíram Dominique Paulus e sua equipe, da Interuniversity Association for Cardiovascular Disease Prevention (Associação Interuniversitária para Prevenção de Doenças Cardiovasculares), em Bruxelas, Bélgica.

"No que se refere a saúde pública, as ações preventivas devem ter como alvo o uso combinado de contraceptivos orais e cigarros entre adolescentes para prevenir consequências futuras na incidência de doenças cardiovasculares", acrescentaram os pesquisadores.

O estudo revelou que as adolescentes que tomavam anticoncepcionais orais também apresentaram níveis de colesterol no sangue significativamente mais altos, um fator de risco importante para doenças cardíacas em adultos mais velhos.

Paulus e sua equipe destacaram que as pílulas anticoncepcionais mais modernas apresentaram efeitos benéficos nos níveis de colesterol no sangue e fazem um apelo por pesquisas avaliando se as adolescentes obtêm benefícios similares.

O estudo também descobriu que a porcentagem de meninas tomando contraceptivos orais aumentou para 34 por cento aos 17 anos de 2 por cento aos 14 anos.

Os resultados foram baseados em entrevistas e exames médicos com mais de 1.500 garotas de 24 escolas do ensino médio na Bélgica.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários