Notícias de saúde

Médicos Cubanos Vão Atender Venezuelanos de Graça

23 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Cuba prestará serviços médicos gratuitos aos venezuelanos graças a um acordo pelo qual a ilha comunista paga com serviços o petróleo que compra da Venezuela, disse o presidente venezuelano Hugo Chávez. O governo de Chávez começou, no final do ano passado, a enviar pacientes para serem tratados em Havana, pelo custo parcial de 53.000 barris de petróleo diários que a Venezuela envia à ilha caribenha.

Chávez disse no domingo, durante seu programa semanal da rádio "¡Hola, Presidente!", que recebeu uma mensagem do presidente cubano, Fidel Castro, de que a atenção médica seria excluída do denominado Acordo de Energia de Caracas.

"Cuba não cobrará um centavo pelos cuidados médicos dispensados aos venezuelanos. Fidel mandou me dizer que não discutiria esse ponto, que era uma decisão irrevogável", disse o governante venezuelano.

Embora Cuba sofra de uma escassez crônica de combustível, seu sistema de saúde é considerado um dos melhores do Terceiro Mundo.

Chávez, que vem cultivando uma forte ligação com o Fidel desde que assumiu o governo há dois anos, disse que o gesto é "digno de reconhecimento público".

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários