Notícias de saúde

HIV Também Infecta Células CD8, Revela Estudo

17 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Pesquisadores encontraram duas cepas do HIV que atacam o sistema de defesa de uma forma diferente que as demais. A descoberta pode mudar os tratamentos contra Aids.

O HIV enfraquece o sistema imunológico -- o mecanismo de defesa do organismo -- ao matar células brancas chamadas linfócitos T. Até recentemente, os cientistas acreditavam que o HIV atacava principalmente um tipo de linfócito T, chamado CD4+, enquanto um segundo tipo, chamado CD8+, era deixado de lado.

No entanto, pela primeira vez cientistas identificaram uma cepa do HIV que "pode atacar células CD8+", de acordo com o chefe da pesquisa, Kunal Saha, do Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio.

"As pessoas terão de refletir sobre a natureza do HIV, sua tremenda capacidade de mudar sua estrutura para ir atrás de células diferentes", disse o especialista.

O grupo de Saha isolou duas cepas de HIV a partir de células CD8+ infectadas, retiradas de um paciente com Aids. Eles descobriram que as duas cepas eram capazes de infectar e se replicar tanto em células CD4+ como em CD8+.

As descobertas foram publicadas na edição de janeiro da revista "Nature Medicine".

Os cientistas procuraram por mudanças nos vírus que os tornassem capazes de infectar as células CD8+. Saha disse que, embora outros estudos demonstrassem que o HIV pode infectar células não-CD4+, até agora, "ninguém havia conseguido isolar um vírus para observar a sua estrutura viral, para demonstrar que os vírus são diferentes".

Ele e seus colegas mostraram que nenhum dos co-receptores da superfície da célula que os vírus utilizam para entrar - chamados CXCR4 e CCR5 -- são necessários para o HIV infectar as células CD8+.

"Como cientista, essa foi a maior surpresa para mim", disse Saha. O pesquisador enfatizou que essas descobertas são baseadas no isolamento do vírus de um paciente apenas.

"A pergunta vital é, o quão frequente é isso? Se não passar de uma coincidência é uma coisa, por outro lado, se for algo muito comum, isso poderia explicar todo o processo da Aids", disse.

"As células CD8+ têm um papel importante no controle da infecção pelo HIV", lembrou Saha. "Por isso, após a infecção primária, pessoas podem se manter saudáveis durante anos. A nossa teoria é que, após a redução de células CD4+ no corpo, o vírus se modifica e começa a atacar as células CD8+.

Se for isso, então a imunidade irá diminuir e a pessoa terá Aids." Saha diz que essa descoberta apresenta alguma aplicação para terapia. "Se isso ocorrer frequentemente, então a meta deve ser descobrir uma forma de impedir que células CD8- (infectadas) apareçam."

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários