Notícias de saúde

Faltam Evidências de que Medicina Alternativa Trata Asma

17 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Muitas pessoas com asma podem recorrer a ervas, vitaminas e outras formas de medicina alternativa para se tratar, mas estudos realizados até o momento não foram rigorosos o suficiente para provar qualquer benefício oriundo dessas terapias.

Donna Melissa Graham e Michael S. Blaiss, da Universidade do Tennessee, em Memphis, nos EUA, revisaram estudos conduzidos em seres humanos e em animais com terapias alternativas para asma, incluindo acupuntura e terapia à base de vitaminas.

Alguns apresentaram benefícios, mas outros não, de acordo com o relatório publicado na edição de dezembro da revista "Annals of Allergy, Asthma and Immunology".

De forma geral, as evidências era muito fracas para sugerir que pacientes asmáticos foram ajudados por esses tratamentos. "Os estudos na literatura apresentam falhas importantes de organização que enfraquecem as suas conclusões", eles concluíram. "Mais estudos são necessários para provar a eficácia da medicina alternativa."

Por exemplo, os pesquisadores avaliaram estudos de acupuntura e concluíram que, embora a prática seja "relativamente segura", a sua eficiência no tratamento da asma "permanece incerto e sua superioridade sobre outras terapias nunca foi demonstrada". Os pesquisadores também avaliaram várias ervas, incluindo gingko biloba and licorice, usadas tradicionalmente na medicina chinesa.

A equipe encontrou algumas indicações de que "algumas terapias com ervas podem ser úteis no tratamento de doenças alérgicas". Mesmo assim, os especialistas concluíram que as "evidências disponíveis não provam que medicina alternativa tenha um papel no tratamento contra asma".

Graham indicou que a "medicina alternativa é mais usada por pacientes com condições crônicas, incluindo asma". Apesar da falta de evidências, eles acrescentam, um terço da população dos EUA já testou essas terapias. O estudo foi patrocinado pela empresa AstraZeneca Pharmaceuticals.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários