Notícias de saúde

Mosquitos podem transmitir hepatite C ?

LOS ANGELES (Reuters Health) – Em um estudo preliminar, cientistas franceses descobriram que células de mosquitos podem ligar e replicar o vírus da Hepatite C. Se confirmado, o estudo abre a possibilidade de que mosquitos são responsáveis pela transmissão do vírus em 20% dos casos que não envolvem transfusão sanguínea ou uso de drogas intravenosas. “Os vírus da Hepatite C pertencem à família dos flavivírus,” disse o Dr. Dominique Debriel do Hospital Pasteur de Paris à Reuters Health no encontro anual da Associação Americana de Microbiologia. “Todos os flavivírus são transmitidos por artrópodes (mosquitos, carrapatos, e assim por diante).” Mas até agora isto não foi mostrado para Hepatite C.

Usando o vírus de um paciente infectado, os pesquisadores mostraram que o vírus poderia se ligar e replicar eficientemente em células de macacos e de mosquitos por 28 dias, quando o experimento foi interrompido.

O vírus entra nas células por acoplamento a um receptor protéico na superfície celular. Entretanto, quando a equipe de pesquisa procurou pela presença do CD81, fortemente considerado o receptor para Hepatite C, eles acharam que as células de macacos tinham altos níveis desta proteína, mas as células dos mosquitos tinham níveis indetectáveis. O Dr. Debriel sugeriu duas possibilidades: que o CD81 não seria o único receptor para Hepatite C, ou que as células dos mosquitos não tivessem o CD81 e ao invés teriam um receptor ancestral que tivesse se adaptado ao vírus.

Ele enfatizou que este é um estudo muito preliminar, e precisa ser repetido com o vírus e usando células de outros mosquitos e carrapatos. “Nós devemos ser muito prudentes.” Gostaríamos de realizar novos experimentos para ver se mosquitos podem de fato transmitir o vírus.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários