Notícias de saúde
08 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A Espanha confirmou três novos casos da doença da vaca louca, elevando para cinco o número de animais infectados no país desde o ano passado, disse o governo espanhol na sexta-feira.
Dois dos novos casos foram descobertos no gado da região norte de Castille-Leon, enquanto o terceiro caso foi registrado na vizinha Galícia, onde dois animais já haviam mostrados sintomas da encefalopatia espongiforme bovina (BSE) em novembro, disse o ministério da Agricultura num comunicado.
Os animais foram sacrificados para tentar conter a contaminação.
A Espanha lançou um plano de emergência de 300 milhões de dólares para controlar a doença no país. A forma humana da encefalopatia espongiforme bovina, conhecida como doença de Cretzfeldt-Jacob (vCJD), que é transmitida por carne contaminada, já matou mais de 80 pessoas na Grã-Bretanha e duas outras na França.
A BSE apareceu na Grã-Bretanha em 1986 e desde então vem sendo detectada em toda a Europa, com casos confirmados na França, Irlanda, Portugal, Suíça, Holanda, Alemanha e Espanha.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também