Notícias de saúde
18 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado no Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda, demonstrou que a prática de exercícios físicos pode ajudar mulheres com câncer de mama avançado a suportar melhor tanto os tratamentos quanto os efeitos devastadores da doença.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 357 pacientes com câncer de mama em estágio 4 entre 2019 e 2022. As mulheres estavam sendo tratadas em hospitais na Alemanha, Polônia, Espanha, Suécia e Holanda.
Metade delas participou de um programa de exercícios de nove meses, composto por treinamento aeróbico, de força e de equilíbrio. Um preparador físico trabalhou com eles duas vezes por semana durante seis meses; nos últimos três meses, os pacientes tiveram uma sessão com um preparador físico e uma sessão sem supervisão.
As mulheres ganharam quase 1 kg de massa muscular adicional nos primeiros três meses, em comparação com um grupo de controle que não participou das aulas de exercícios.
Embora a massa muscular tenha diminuído ao longo do tempo, as mulheres ainda apresentavam quase meio quilo de músculo a mais após seis meses, em comparação com o grupo de controle.
Fonte: Advanced Breast Cancer Eighth International Consensus Conference 2025.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias