Notícias de saúde

Tabaco continua sendo a principal causa de câncer fatal

15 de dezembro de 2025 (Bibliomed). O tabaco continua sendo a principal causa evitável de morte por câncer nos Estados Unidos, apesar de uma queda significativa no número de fumantes, indica um novo relatório da American Cancer Society.

Mais de 80% das mortes por câncer de pulmão estão ligadas ao tabaco. Isso ocorre mesmo com a queda vertiginosa do tabagismo entre adultos, de 42% em 1965 para apenas 11% em 2023. As taxas de abandono do tabagismo também dispararam, com um recorde de 62% dos fumantes tentando parar de fumar em 2022.

No entanto, os resultados mostram que os fumantes estão evitando as tomografias computadorizadas de tórax com baixa dose de radiação, recomendadas para o rastreamento do câncer de pulmão.

Apenas 18% dos fumantes atuais ou ex-fumantes elegíveis estavam com os exames de rastreio em dia em 2022 — esse tipo de rastreio pode detectar cânceres precocemente e aumentar as chances de sobrevivência.

O relatório constatou que as taxas de rastreamento do câncer de pulmão são mais baixas nos estados do sul do país, onde a incidência da doença é maior. A recomendação é o rastreio anual para adultos de 50 a 80 anos que fumam ou fumaram e têm um histórico de tabagismo de 20 anos ou mais.

O estudo mostrou que cerca de 33% das pessoas que usam tabaco também usam cigarros eletrônicos e que mais de 1,6 milhão de jovens usam cigarros eletrônicos, sendo que 90% preferem produtos aromatizados. Além disso, minorias raciais, pessoas com deficiência, indivíduos LGBTQ+ e aqueles com renda mais baixa e escolaridade limitada enfrentam maiores impactos relacionados ao tabaco.

Fonte: The?U.S. Tobacco Atlas. American Câncer Society.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários