Notícias de saúde
20 de agosto de 2025 (Bibliomed). Pessoas com diabetes enfrentam uma série de desafios de saúde relacionados à sua condição crônica, e a perda de visão devido a danos na retina é um deles. E o mais grave: na maioria dos casos, esses danos são silenciosos, e quando os sintomas aparecem, danos substanciais à visão podem já ter ocorrido.
Chamada de retinopatia diabética, a doença ocorre quando os níveis e açúcar muito altos no sangue danificam os vasos sanguíneos da retina, causando vazamento de fluidos e sangue, e até mesmo o crescimento de novos vasos anormais. Essa condição pode levar a diversos problemas de visão, incluindo visão embaçada, manchas flutuantes, perda de visão e, em casos graves, cegueira.
Pessoas com diabetes devem ter cuidado especial com a visão, o que incluí o controle dos níveis de açúcar no sangue e a consulta regular ao oftalmologista. Algumas condições, como pressão alta, doença renal, colesterol elevado e gravidez podem aumentar o risco de retinoplastia diabética.
Existem exames modernos para detecção precoce da retinoplastia diabética, assim como muitos tratamentos disponíveis, incluindo injeções oculares, tratamentos a laser e cirurgia.
Fonte: American Society of Retina Specialists (ASRS).
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também