Notícias de saúde

Pacientes com câncer de próstata podem ter complicações de longo prazo

08 de agosto de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo revela que homens que se submetem a tratamento de câncer de próstata podem ter até mais de sete vezes risco de complicações urinárias ou sexuais. Enquanto isso, a radioterapia, a outra grande opção de tratamento, causa um aumento de três vezes no risco de complicações semelhantes ou câncer de bexiga em um homem.

Para este estudo, pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, analisaram dados de mais de 29.000 homens que participaram de um dos dois grandes estudos do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos que visavam prevenir o câncer de próstata. Eles descobriram que mais de 3.900 desses homens foram diagnosticados com câncer de próstata, incluindo 655 tratados com cirurgia e 1.056 que receberam radioterapia. O restante dos homens optou pela vigilância ativa do câncer de próstata, já que o câncer tende a crescer lentamente.

Os pesquisadores examinaram dados de reivindicações do Medicare para 10 possíveis complicações relacionadas ao tratamento do câncer de próstata, incluindo disfunção erétil, incontinência e câncer de bexiga. Os resultados mostram que os homens no grupo submetido à cirurgia de próstata tiveram um risco seis vezes maior de ter pelo menos uma dessas complicações dentro de 12 anos após o procedimento, em comparação com aqueles que não foram tratados. O risco de complicações da radioterapia em 12 anos foi três vezes maior do que o de abandonar o tratamento.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2024.4397.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários