Notícias de saúde

Trabalho Pode Desencadear Asma em Adultos

27 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). A exposição no trabalho a certos agentes como farinha, tintas, solventes e pesticidas pode aumentar muito mais o risco de aparecimento de asma no início da vida adulta do que se pensava.

Uma pesquisa conduzida por Antonhy R. Johnson e sua equipe, da Universidade de Sydney, Austrália, pesquisaram três mil pessoas de seis comunidades diferentes no Canadá para asma ocupacional.

"As profissões mais comumente associadas à asma ocupacional foram enfermeiros (considerada provável) e empregados de escritório e preparação de alimentos (considerados possíveis)", afirmaram os pesquisadores.

Suas descobertas estão publicadas na edição de dezembro do American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Johnson e sua equipe entrevistaram todos os participantes do estudo e avaliaram suas condições de saúde. A pesquisa verificou a exposição individual a diversas condições de trabalho e se os participantes tinham asma no início na vida adulta. Ao todo, 166 sofriam de asma no início na vida adulta e a porcentagem combinada àqueles com asma ocupacional possível ou provável foi de 36 por cento.

"Descobrimos que aproximadamente um em três casos de asma no início na vida adulta poderia ter sido causado por exposições ocupacionais e que 18 por cento da asma no início na vida adulta poderia ser evitada por meio da eliminação da exposição aos agentes sensibilizantes/indutores ocupacionais", disseram Johnson e sua equipe.

"A exposição ocupacional como uma causa de asma de início na vida adulta pode ser mais comum do que se pensa", concluíram os pesquisadores.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários