Notícias de saúde

Brasil: Souza Cruz Cria Espaço para Fumantes no Sul

São Paulo, 26 de Dezembro de 2000(eHLA). A Souza Cruz apresentou esta semana sua primeira sala para fumantes, que deverá servir de modelo para a implantação de outras seis no Brasil no próximo ano, informou o gerente de ciência e regulamentação da empresa, José Gaiad. O espaço funcionará no Lindóia Shopping, na Zona Norte de Porto Alegre, numa área de 46 m². A intenção da Souza Cruz é disponibilizar salas para fumantes em shoppings e aeroportos brasileiros, informou Gaiad, seguindo exemplos que já são adotados nos Estados Unidos, Colômbia e China.

Nestes países, explicou o gerente, funcionam espaços com a mesma tecnologia empregada na sala gaúcha, que possui um sistema de ventilação capaz de renovar o ar do ambiente a cada dois minutos. Segundo Gaiad, esta idéia é bem anterior à pressão do governo federal. “A experiência internacional indica que não há relação entre a restrição da propaganda e o consumo”, disse. O gerente citou os casos da Finlândia e Noruega, que criaram leis restritivas em 1975, mas atualmente têm mais fumantes que o Brasil.

Canadá faz Forte Campanha Antifumo

A legenda "cigarro causa câncer de pulmão" acompanhada de uma fotografia de dois pulmões afetados por tumores cancerígenos, apareceram esta semana nos maços de cigarros vendidos no Canadá. As primeiras fotos fazem parte de uma nova norma do governo canadense, que impõe aos fabricantes embalagens com imagens em mais da metade do maço.

O Ministério da Saúde selecionou 16 "advertências" para informar o público sobre os danos do fumo, centrados em quatro temas: as doenças, a dependência, o fumo passivo e as crianças. "Os estudos demonstraram que elas são 60 vezes mais persuasivas, se forem acompanhadas de fotos", ressaltou o ministro da Saúde, Allan Rock. Ele acrescentou que 45 mil canadenses morrem a cada ano de doenças vinculadas ao cigarro. Segundo as autoridades canadenses, o consumo de tabaco baixará 3,4% nos próximos dez anos com esta medida.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários