Notícias de saúde

Dieta Rica em Gordura Pode Provocar Osteoporose

22 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Uma dieta rica em gordura pode levar não só à obesidade e a problemas cardíacos mas também à osteoporose, doença que se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos, afirmaram pesquisadores na quarta-feira.

Os camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura por sete meses, menos da metade de sua expectativa de vida, perderam grandes quantidades de minerais de seus ossos, de acordo com uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

O estudo, publicado no Journal of Bone and Mineral Research, descobriu que esses animais também perderam 15 por cento dos ossos de suas patas traseiras.

"Até recentemente, o colesterol era considerado importante na saúde dos ossos", disse o cardiologista Farhad Parhami, em um comunicado. "Esperamos que esse estudo comece a formar uma melhor compreensão da relação entre colesterol alto e osteoporose".

Os pesquisadores descobriram em um estudo anterior que os camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura, que aumenta seu colesterol, apresentaram muito menos células formadoras de ossos do que animais em dieta normal.

"O colesterol alto pode diminuir a produção óssea geral", avaliou Parhami.

"Podemos ter descoberto que novos tratamentos de osteoporose mais eficazes podem envolver uma tentativa de duas frentes, tendo como alvo as células formadoras de ossos e as células que desintegram os ossos", explicou o pesquisador.

Linda Demer, chefe da Divisão de Cardiologia da Universidade da Califórnia, disse que o estudo se junta a outros revelando uma ligação entre dietas ricas em gordura e perda óssea.

"As estruturas de ossos e artérias são muito similares. A osteoporose e as doenças cardíacas podem ser causadas por uma resposta inflamatória no organismo, desencadeada pelo colesterol alto", afirmou Demer. "Enquanto que o colesterol alto desencadeia o entupimento das artérias, ele também pode fazer com que os ossos se desintegrem", acrescentou.

Demer disse que uma dieta pobre em açúcar e drogas populares como as estatinas, que diminuem o colesterol, e antioxidantes, que ajudam a prevenir o entupimento das artérias, podem ser usadas para prevenir a osteoporose, assim como doenças cardíacas.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários