Notícias de saúde
20 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Há mais evidências que sugerem que o adoçante artificial comum eritritol pode representar perigos para o coração dos consumidores. Um estudo realizado na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, envolveu 20 voluntários adultos saudáveis, descobriu que em doses comumente encontradas em um refrigerante ou muffin adoçado com eritritol, o adoçante estava ligado à atividade aumentada das plaquetas sanguíneas, o que poderia tornar os coágulos mais prováveis.
Para o estudo, os voluntários ??receberam uma dose de eritritol equivalente à encontrada em um muffin sem açúcar ou lata de refrigerante diet.Os níveis sanguíneos de eritritol aumentaram 1.000 vezes logo depois, e isso foi acompanhado por um grande aumento na formação de coágulos sanguíneos entre eles.
O eritritol é cerca de 70% tão doce quanto o açúcar e é produzido comercialmente pela fermentação do milho. Ele é encontrado em muitos alimentos cetogênicos e alimentos sem açúcar, e é um ingrediente em alguns produtos adoçantes de estévia, sendo considerado um dos adoçantes artificiais de crescimento mais rápido em alimentos processados.
Fonte: Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology. DOI: 10.1161/ATVBAHA.124.321019.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também