Notícias de saúde

Pensar pode ser doloroso

17 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Pensar demais pode levar à irritação, frustração ou outros sentimentos negativos em muitas situações, apoiando o conceito de que dói pensar, é o que sugere estudo realizado pela Radboud University, na Holanda.

Os pesquisadores realizaram uma "meta-análise" de 170 estudos, publicados entre 2019 e 2020 e envolvendo 4.670 participantes, de 29 países e de diferentes idades e ocupações, para examinar como as pessoas geralmente vivenciam o esforço mental. Eles testaram se o esforço mental está associado a sentimentos desagradáveis ??e se essa ligação depende da tarefa ou da população envolvida.

Foram coletados dados de 358 tarefas cognitivas diferentes, como aprender uma nova tecnologia, encontrar o caminho em um ambiente desconhecido, praticar tacadas de golfe e jogar um jogo de realidade virtual. Em todas as populações e tarefas, quanto mais significativo o esforço mental, maior o desconforto que os participantes experimentaram.

De acordo com os pesquisadores, seria interessante trabalhar as atividades mentais em crianças, pois acreditam que a exposição ao esforço mental no início da vida pode treinar as pessoas para se tornarem mais capazes de suportar níveis mais altos de esforço mental mais tarde.

Fonte: Psychological Bulletin. DOI: 10.1037/bul0000443.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários