Notícias de saúde
10 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Homens se beneficiam mais do casamento à medida que envelhecem, o que pode não ser verdade para as mulheres. É o que indica um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá.
Um estudo de três anos com mais de 7.600 canadenses com 60 anos ou mais descobriu que os homens que se casaram tinham duas vezes mais probabilidade de "envelhecer de forma ideal", em comparação com os homens que permaneceram solteiros.
No estudo, todos os participantes começaram com boa saúde e dados foram coletados sobre o quão "bem-sucedidos" eles estavam envelhecendo. Os resultados mostraram que o casamento não ofereceu nenhum benefício de envelhecimento para as mulheres. Na verdade, as mulheres solteiras tinham duas vezes mais probabilidade de envelhecer de forma ideal do que uma mulher que foi casada, mas que perdeu seu companheiro por morte ou divórcio.
Segundo os pesquisadores, esses resultados podem indicar que ganhar um cônjuge ajuda os homens, especialmente, pois as mulheres assumem um papel ativo no monitoramento de sua saúde.
O estudo considerou como "envelhecimento ideal" a liberdade de quaisquer condições físicas, cognitivas, mentais ou emocionais sérias que impeçam as atividades diárias, bem como altos níveis de felicidade autorrelatada, boa saúde física e saúde mental.
Além das descobertas sobre o casamento, o estudo descobriu que estar socialmente isolado era um fator de risco claro para o envelhecimento ruim. Fatores físicos como evitar a obesidade, fazer exercícios regularmente, dormir bem e não fumar também foram conectados ao envelhecimento ideal.
Fonte: Journal International Social Work. DOI: 10.1177/00208728241267791.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também