Notícias de saúde

Azeite de oliva poderia reduzir risco de morte por demência

20 de agosto de 2024 (Bibliomed). Consumir azeite de oliva regularmente pode reduzir o risco de morte por demência, segundo um estudo publicado no JAMA Network Open. A pesquisa acompanhou 92.383 adultos durante 28 anos e descobriu que aqueles que consumiam mais de 7 gramas de azeite por dia tinham 28% menos chances de morrer de demência em comparação com aqueles que raramente ou nunca consumiam o óleo.

O estudo utilizou dados do Nurses' Health Study e do Health Professionals Follow-Up Study, incluindo homens e mulheres sem doenças cardiovasculares ou câncer no início do estudo. Os resultados foram ajustados para fatores genéticos, sociodemográficos e de estilo de vida.

Curiosamente, a qualidade da dieta geral não influenciou significativamente os resultados. Substituir 5 gramas de margarina ou maionese por azeite de oliva reduziu ainda mais o risco de mortalidade por demência, entre 8% e 14%.

Essa pesquisa reforça as recomendações de incluir azeite de oliva na dieta para promover a saúde do coração e melhorar a saúde cognitiva.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.10021.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários