Notícias de saúde

Violência Entre Irmãos Pode Ter Sérias Consequências

Por Carrie Wingate

NOVA YORK (Reuters Health)
- Irmãos e irmãs que brigam como cão e gato são bem comuns, mas isso não significa que essa violência seja inofensiva, de acordo com uma especialista da Flórida.

"A pesquisa mostrou que a violência entre irmãos tem consequências de longo prazo", disse em entrevista à Reuters Health, Virginia J. Noland, da Universidade do Sul da Flórida, em Tampa.

"Essas consequências são as mesmas encontradas em pessoas que foram vítimas de outros tipos de violência: depressão, baixa auto-estima e problemas de relacionamento", disse a pesquisadora.

A equipe de Noland explorou os conflitos e a violência entre 43 estudantes universitários brancos e afro-americanos. Cerca de 92 por cento dos jovens relataram ter tido confrontos verbais com irmãos, como gritar e berrar. Quase dois terços disseram que os conflitos envolveram atirar objetos uns contra os outros.

Mais da metade dos estudantes relatou que os conflitos com seus irmãos envolveram socos, chutes ou mordidas e 18 por cento disseram ter ameaçado o irmão com uma arma. Cerca de 8 por cento dos estudantes disseram ter usado uma arma contra o irmão ou foram ameaçados pelo irmão com uma arma.

Atualmente, os pesquisadores da Flórida estão estudando a forma como a violência entre irmãos afeta relacionamentos com companheiros mais tarde, especialmente em relação a encontros, disse Noland.

"É difícil fazer com que as pessoas acreditem que a violência entre irmãos não é inofensiva e nem faz parte do crescimento. Pode ter consequências, pode ter sérias consequências se a violência é grave", explicou Noland.

"O que pergunto aos pais é se outra pessoa, alguém fora da família, estivesse tratando seu filho assim, você ficaria preocupado? Se a resposta for sim, é hora de pedir ajuda", acrescentou Noland.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários