Notícias de saúde
21 de outubro de 2024 (Bibliomed). Estudo revelou que mensagens de texto combinadas com incentivos financeiros podem ajudar homens com obesidade a perder peso de forma significativa. Conduzido em Belfast, Bristol e Glasgow, o ensaio clínico randomizado incluiu 585 homens com índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais, acompanhados por 12 meses.
Os participantes foram divididos em três grupos: um recebeu mensagens de texto focadas em comportamento e incentivos financeiros, outro apenas as mensagens de texto, e o grupo controle ficou em uma lista de espera. Aqueles que não atingiam as metas de perda de peso perdiam a recompensa financeira. Todos os participantes receberam informações sobre gerenciamento de peso e um pedômetro no início do estudo.
Os resultados mostraram que o grupo que recebeu mensagens de texto com incentivos financeiros teve uma perda de peso média de 5,7kg (4,8% do peso corporal), comparado a 3,0kg (2,7%) no grupo que recebeu apenas as mensagens de texto, e 1,5kg (1,3%) no grupo controle. A diferença na perda de peso entre o grupo com incentivos financeiros e o grupo controle foi estatisticamente significativa, enquanto a diferença entre o grupo com mensagens de texto apenas e o controle não foi.
O estudo também observou 366 eventos adversos, sendo infecções os mais comuns. Nenhum evento grave foi relacionado diretamente à participação no estudo.
Esses achados, publicados na revista JAMA, sugerem que o uso de mensagens de texto combinadas com incentivos financeiros pode ser uma estratégia eficaz para promover a perda de peso em homens com obesidade.
Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2024.0821.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também