Notícias de saúde

Uso de maconha e transtornos relacionados a ela crescem entre idosos nos EUA

09 de outubro de 2024 (Bibliomed). Estudo recente revelou um aumento significativo nas alterações de saúde relacionados a transtornos por uso de cannabis (maconha) entre idosos nos Estados Unidos. A pesquisa, conduzida por Silvia Perez-Vilar e sua equipe, analisou dados de beneficiários do Medicare com 65 anos ou mais, entre 2017 e 2022.

Com o aumento da legalização da maconha para uso adulto e médico em diversos estados e territórios dos EUA, a prevalência do uso de cannabis tem crescido, tanto para fins médicos quanto recreativos. O estudo examinou como essas mudanças na legalização impactaram os transtornos relacionados ao uso de cannabis entre os idosos.

Os dados mostraram que a taxa de encontros de saúde relacionados a transtornos por uso de cannabis aumentou de forma constante durante o período de estudo, independentemente do status legal da cannabis. No entanto, os estados com legalização tanto para uso adulto quanto médico apresentaram as maiores taxas em 2022, com 45,4 por 10.000 beneficiários, seguidos pelos estados com legalização apenas médica (41,5 por 10.000) e aqueles onde a cannabis ainda é ilegal (27,7 por 10.000).

Os aumentos mais significativos foram observados em ambientes ambulatoriais não emergenciais, indicando uma tendência de crescimento no uso de serviços de saúde para tratar transtornos relacionados ao uso de cannabis fora dos departamentos de emergência. Beneficiários do Medicare Advantage (MA) mostraram um aumento maior nas taxas em comparação com aqueles no Medicare Fee-for-Service (FFS).

Os pesquisadores destacam que, embora as taxas de transtornos relacionados ao uso de cannabis estejam aumentando, as diferenças nos padrões de uso e na percepção de risco podem influenciar as mudanças políticas e os desafios para a inferência causal. Fatores como demografia, indicadores socioeconômicos, comorbidades e a pandemia de Covid-19 também podem ter afetado os resultados do estudo.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.17634.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários