Notícias de saúde

União Européia Quer Conter Consumo de Álcool Entre Jovens

BRUXELAS (Reuters) - Os adolescentes do País de Gales lideram a lista européia de consumo de álcool, segundo revela um relatório divulgado na sexta-feira.

Seus vizinhos ingleses não estão muito atrás, junto com os dinamarqueses e gregos, de acordo com o relatório da Comissão européia, citando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o relatório, metade dos garotos de 15 anos galeses admite "consumir cerveja regularmente".

A comissão disse que existem claras evidências de que meninas estão alcançando os garotos no consumo de álcool, com os europeus do norte superando os do sul.

Frente à evidência crescente do consumo exagerado de álcool em diversos países europeus e ao aumento da incidência de embriaguez entre jovens, a comissão afirmou que os governos da União Européia devem pressionar a indústria de bebidas alcóolicas para reprimir a propaganda dirigida a menores de 18 anos.

A comissão sugeriu uma proposta pedindo aos governos da UE para lidarem com o consumo de álcool entre menores de idade através de informação de qualidade e melhor execução das leis nacionais de venda de bebidas alcóolicas.

A comissão aconselhou os governos a atuarem junto à indústria na elaboração de códigos de conduta para garantir que os fabricantes não tenham como alvo o jovem nem desenvolvam seus produtos com apelo particular ao público jovem.

A medida da comissão, caso seja aceita pelos governos da UE, não terá um efeito proibitivo legal, mas fará pressão moral sobre os estados da UE para que seja seguida.

"O que queremos é um código de boa conduta para desestimular a indústria a ter como alvo menores de idade em suas propagandas", explicou Andrea Dahmen, porta-voz da comissão.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários