Notícias de saúde

Pessoas com apneia do sono correm maior risco de hospitalizações

26 de setembro de 2024 (Bibliomed). Pessoas com 50 anos ou mais com apneia do sono têm probabilidades 21% maiores de hospitalização em comparação com aquelas sem distúrbio respiratório, mostrou estudo realizado na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

A apneia do sono ocorre quando as vias aéreas superiores entram em colapso durante o sono, interrompendo a respiração e fazendo com que a pessoa acorde irregularmente durante a noite. A apneia do sono não tratada tem sido associada a problemas de saúde como hipertensão, doenças cardíacas, problemas de ritmo cardíaco, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 20.000 participantes do Health and Retirement Study, um projeto em andamento que acompanha os problemas de saúde do envelhecimento.

Os participantes foram entrevistados sobre seus distúrbios do sono, incluindo apneia do sono, em 2016. Cerca de 12% disseram ter sido diagnosticados com apneia do sono. Dois anos depois, os participantes foram questionados sobre internações e utilização de serviços de saúde. Os resultados mostraram que o tratamento da apneia do sono pode manter os idosos fora do hospital.

Fonte: Sleep. DOI: 10.1093/sleep/zsae067.01083.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários