Notícias de saúde

Jovens usuários de maconha de alta potência têm o dobro de chances de ter episódios psicóticos

03 de setembro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente da Universidade de Bath, no Reino Unido, e publicado na revista Addiction, revela que adolescentes entre 16 e 18 anos que consomem maconha de alta potência, como o skunk, têm o dobro de chances de experimentar episódios psicóticos entre 19 e 24 anos, em comparação com aqueles que usam cannabis de menor potência.

Pesquisas anteriores do Grupo de Vício e Saúde Mental da Universidade de Bath mostraram que a concentração de THC, o principal componente psicoativo da cannabis, aumentou 14% de 1970 a 2017. Atualmente, o mercado de cannabis no Reino Unido é dominado por variedades de alta potência.

Este estudo é o primeiro a examinar longitudinalmente as medidas de psicose em adolescentes e a potência detalhada da cannabis. Os dados são provenientes do estudo "Children of the '90s", iniciado em Bristol há mais de 30 anos, que coletou informações de milhares de famílias. Quase 14.000 indivíduos participaram do estudo desde o nascimento, muitos dos quais continuam até hoje.

Entre 16 e 18 anos, os participantes foram questionados sobre o uso recente de cannabis. Aos 24 anos, relataram o tipo de cannabis que usavam e quaisquer experiências psicóticas, como alucinações ou delírios.

Segundo os pesquisadores, os jovens que usam formas de cannabis de alta potência têm o dobro de chances de apresentar psicose. De modo importante, esses jovens não haviam relatado essas experiências antes de começar a usar cannabis.

Os principais achados incluem que 6,4% dos jovens usuários de cannabis tiveram novas experiências psicóticas, comparados a 3,8% dos não usuários. Após começar a usar cannabis, 10,1% dos usuários de alta potência relataram novas experiências psicóticas, comparados a 3,8% dos usuários de baixa potência.

Os pesquisadores pedem mais evidências sobre os efeitos a longo prazo do uso de maconha de alta potência e exploram medidas para reduzir sua disponibilidade entre os jovens.

Fonte: Addiction. DOI: 10.1111/add.16517.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários