Notícias de saúde
13 de agosto de 2024 (Bibliomed). Um estudo recentemente publicado no "Annals of Internal Medicine" testou os efeitos do consumo de alimentos em horários restritos (TRE) comparado com um padrão de alimentação usual (UEP) sobre o peso corporal em adultos com obesidade. A pesquisa, realizada em uma unidade de pesquisa clínica, envolveu 41 participantes que foram divididos aleatoriamente para seguir uma das duas dietas durante 12 semanas.
Ambos os grupos consumiram a mesma quantidade de calorias e nutrientes, mas enquanto o grupo TRE consumia 80% de suas calorias diárias antes de 1 p.m. dentro de uma janela de 10 horas, o grupo UEP distribuiu suas calorias em uma janela de até 16 horas, consumindo mais de 50% após as 5 da tarde. O objetivo era verificar se o TRE poderia reduzir o peso corporal independentemente da redução do consumo calórico.
Os resultados mostraram que, após 12 semanas, o grupo TRE perdeu em média 2,3 kg, enquanto o grupo UEP perdeu cerca de 2,6 kg, uma diferença estatisticamente insignificante. Além disso, não houve diferenças significativas entre os grupos em relação a medidas glicêmicas, como glicose em jejum e resistência à insulina.
Este estudo sugere que a prática de comer dentro de uma janela de tempo restrito não oferece vantagens significativas em termos de perda de peso ou melhora da homeostase da glicose em comparação com um padrão de alimentação usual, quando a ingestão calórica é a mesma. Esses resultados são importantes para orientar dietas para perda de peso e podem impactar as recomendações dietéticas para pessoas com obesidade.
Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M23-3132.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também