Notícias de saúde

Crianças podem contaminar idosos com bactéria da pneumonia

25 de julho de 2024 (Bibliomed). Idosos que convivem com crianças pequenas são mais propensos a serem contaminados com a bactéria causadora da pneumonia, indica estudo realizado na Yale School of Public Health, nos Estados Unidos.

No estudo, os pesquisadores rastrearam a transmissão de pneumococos em 93 domicílios em New Haven, Connecticut. O estudo envolveu casais com 60 anos ou mais, sem pessoas mais jovens morando na casa.

Usando amostras de saliva e questionários, as taxas de doenças foram monitoradas durante dois períodos de outono-inverno, em 2020-2021 e 2021-2022. No geral, cerca de 15% das pessoas no estudo tiveram resultados positivos para infecção por pneumococos em algum momento durante o estudo.

No entanto, as probabilidades de teste positivo foram seis vezes maiores entre as pessoas mais velhas que tiveram contacto regular (diário ou em intervalos de poucos dias) com crianças versus aquelas que não o fizeram.

As crianças mais novas (com menos de 10 anos) corriam maior risco de transmitir a infecção aos adultos em comparação com as crianças mais velhas. Crianças em idade pré-escolar (de 2 a 5 anos) representavam a maior ameaça.

O risco de os idosos contraírem a bactéria da pneumonia aumentava quanto mais se relacionavam com os mais pequenos. Os pesquisadores recomendam a vacinação como a melhor alternativa para evitar a contaminação.

Fonte: European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases 2024.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários