Notícias de saúde

Aprenda a controlar o seu consumo de sal

09 de janeiro de 2013 (Bibliomed). Controlar o consumo de sal é extremamente importante. Conheça algumas estratégias simples para reduzir a ingestão desse ingrediente.

Leia as embalagens: grande parte do sal consumido está em alimentos processados. Por isso, é importante ler as embalagens dos alimentos e analisar a quantidade de sal presente ali. É mais fácil reduzir a quantidade de sal comida quando se sabe a quantidade sendo ingerida.

Substitua o sal: prefira alimentos que irão te deixar satisfeito sem acrescentar muito sal à sua dieta, como frutas e verduras.

Cuidado com o pão: pode parecer estranho, mas pães podem conter grandes quantidades de sódio. Por isso é importante comparar as diferentes formas do produto.

Evite carnes curadas: elas contêm grandes quantidades de sal. Assim é melhor evitá-las ou pelo menos preferir produtos que sejam menos salgados.

Escolha sua pizza com cuidado: pizzas feitas em restaurantes podem ser muito salgadas, devido à massa, molhos e opções de cobertura. Para evitar excessos escolha os ingredientes com atenção.

Fale com o garçom em restaurantes: escolha pratos com menores quantidades de sal e pergunte sobre as possibilidades de redução do uso do ingrediente.

“O gosto pelo sódio é um comportamento aprendido, o que significa que quanto mais você come, mais você quer. Mas o reverso também é verdade. Quando você reduz a quantidade de sódio que você consome, alimentos ficam mais saborosos com o tempo. Uma dieta baixa em sal é algo que você pode controlar”, explica a Dra. Linda Van Horn, da Universidade Northwestern (EUA).

Fonte: Live Science: 07 de janeiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários