Notícias de saúde

Lavar a alface é essencial para garantir a saúde

10 de julho de 2024 (Bibliomed). Quem ama alface, atenção: é necessário higienizar corretamente as folhas, pois ela é mais vulnerável à contaminação por E. coli do que outras folhas verdes. É o que indica estudo realizado na Duke University, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores explicam que a composição física da folha verde e da alface romana a torna um lar feliz para a bactéria E. coli, especialmente à temperatura ambiente.

Outras folhas verdes - alface romana, alface verde, espinafre e couve - são mais resistentes à E. coli, uma bactéria com cepas tóxicas que pode causar fortes cólicas estomacais, diarreia com sangue e vômitos.

Eles descobriram que a suscetibilidade de um verde à E. coli era determinada em parte pelas propriedades da superfície da folha, como rugosidade e revestimento de cera natural.

Para o estudo, os pesquisadores infectaram folhas inteiras de cinco folhas verdes diferentes – alface romana, alface verde, espinafre, couve e couve – com E. coli. Eles então observaram o que aconteceu após o armazenamento a 3,8°C, 20°C e 37°C. Eles descobriram que a suscetibilidade de um verde à E. coli era determinada em parte pelas propriedades da superfície da folha, como rugosidade e revestimento de cera natural.

Na couve, a E. coli cresce mais lentamente em temperaturas mais altas, mas pode sobreviver por mais tempo sob refrigeração. Mesmo assim, em geral, a couve é um vegetal menos suscetível à contaminação por E. coli. Além disso, a couve é geralmente cozida antes de consumida, enquanto a alface é consumida crua.

Os pesquisadores também infectaram folhas cortadas com E. coli, para comparar a diferença no crescimento bacteriano entre folhas picadas e inteiras. Os resultados mostraram que as folhas cortadas tinham maior probabilidade de contaminação. Quando a folha é cortada, ela libera suco vegetal, que contém nutrientes que estimulam o crescimento bacteriano.

Um achado curioso foi que o suco de espinafre e couve tinham propriedades antimicrobianas que protegem contra E. coli. Na verdade, quando isolaram o suco de couve e aplicaram o líquido nas folhas de alface, descobriram que o suco pode ser usado como agente antimicrobiano natural.

Os pesquisadores explicam que é necessário lavar bem os vegetais, não só a alface, antes de consumi-lo. Além disso, devem ser guardados na geladeira.

Fonte: Food Microbiology. DOI: 10.1016/j.fm.2023.104432.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários