Notícias de saúde
28 de junho de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente realizado com quase 250 mil adultos no UK Biobank revelou uma associação entre a quantidade de sono, hábitos alimentares e o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (T2D).
Os resultados mostraram que indivíduos que dormem menos de 6 horas diárias têm um risco notavelmente maior de desenvolver T2D em comparação com aqueles que dormem de 7 a 8 horas. Apesar da associação entre dietas mais saudáveis e redução do risco de T2D, o aumento do risco associado à falta de sono persistiu mesmo entre adultos com hábitos alimentares saudáveis.
O estudo destaca a importância de entender a relação entre duração do sono, hábitos alimentares e prevenção de diabetes para a saúde pública. A pesquisa reforça a necessidade de mais estudos longitudinais para validar essas descobertas e incluir medidas repetidas do sono e hábitos alimentares.
Esses achados sugerem que adotar uma dieta saudável pode não reduzir o risco de desenvolver T2D entre aqueles com hábitos de sono insuficientes. Essas informações podem ser cruciais para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção da diabetes e promoção da saúde em geral.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.1147.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também