Notícias de saúde
03 de junho de 2024 (Bibliomed). Apesar de ser uma doença relacionada ao sexo feminino, a anorexia pode afetar rapazes e homens adultos. Segundo estudo realizado na University of British Columbia, no Canadá, mostrou que cerca de 0,3% dos homens receberão um diagnóstico de anorexia nervosa ao longo da vida.
A anorexia é um distúrbio alimentar caracterizado pelo medo de ganhar peso e distorção de imagem (quando a pessoa se vê muito acima do peso que realmente têm), o que leva a pessoa a se recusar a comer.
Alguns grupos parecem estar em maior risco para anorexia, incluindo os homossexuais, bissexuais, trans e queer, bem como homens envolvidos em esportes focados no corpo e força, como ciclismo, corrida e luta livre.
Segundo os pesquisadores, o estigma que cerca os transtornos alimentares em homens podem atrasar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento. Para eles, a triagem de metas e comportamentos de aumento muscular é importante para avaliar a anorexia nervosa em homens.
Os sinais de alerta incluem mudanças na dieta, vômitos, exercícios excessivos e uso de suplementos e esteroides anabolizantes. Se a anorexia progredir sem diagnóstico e tratamento, os efeitos podem ser graves. Eles incluem sinais vitais instáveis, frequência cardíaca mais lenta que o normal, anomalias eletrolíticas e outras condições.
Fonte: Canadian Medical Association Journal. DOI: 10.1503/cmaj.230001.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também