Notícias de saúde
31 de maio de 2024 (Bibliomed). Uma pesquisa recente investigou a associação entre sintomas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e a saúde cardiovascular e neurocognitiva em mulheres de meia-idade. Os resultados, obtidos por meio de um estudo transversal com 274 mulheres, indicam que aquelas com sintomas mais elevados de TEPT apresentaram significativamente maior aterosclerose carotídea, medida pela espessura média da íntima da carótida.
Além disso, entre as mulheres portadoras do genótipo APOEe4, aquelas com sintomas mais intensos de TEPT apresentaram maior volume de hiperintensidades na substância branca do cérebro, um indicador de doença nos pequenos vasos cerebrais, bem como desempenho cognitivo mais fraco.
Os resultados sugerem implicações adversas dos sintomas de TEPT tanto para a saúde cardiovascular quanto neurocognitiva em mulheres de meia-idade, especialmente aquelas portadoras do genótipo APOEe4. Essa associação entre TEPT e saúde cardiovascular e cerebral é particularmente relevante, considerando a prevalência significativa de TEPT, doenças cardiovasculares e Alzheimer, especialmente entre mulheres.
O estudo destaca a importância de compreender e abordar os impactos do TEPT em diferentes aspectos da saúde, oferecendo insights valiosos para a promoção do bem-estar e a prevenção de condições crônicas em mulheres durante a meia-idade.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.41388.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também