Notícias de saúde

Uniformes podem desencorajar crianças a praticarem atividades físicas

28 de maio de 2024 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Cambridge com mais de 1 milhão de crianças em 135 países descobriu que em países onde a maioria dos estudantes usa uniformes escolares, menos crianças praticam os 60 minutos diários de atividade física recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso é especialmente verdadeiro para as meninas.

O estudo analisou dados sobre os níveis de atividade física de quase 1,1 milhão de crianças de 5 a 17 anos. Em mais de 75% dos países pesquisados, a maioria das escolas exigia uniformes. E nesses países, a participação em atividades físicas ficou aquém.

Onde os uniformes eram a norma, uma média de 16% das crianças estava realizando o nível de atividade recomendado (o que significa que metade recebia mais e metade menos). Onde os uniformes eram menos comuns, esse número subiu para 19,5%.

Em todas as idades, os meninos tinham 1,5 vezes mais probabilidade de atingir a marca do que as meninas. Essa diferença aumentou de 5,5 pontos percentuais nos anos primários em países onde não há uniformes para 9,8 pontos percentuais em países onde a maioria das escolas exigia uniformes.

Embora o estudo não prove que os uniformes limitem a atividade das crianças, os pesquisadores acreditam que devem ser considerados aspectos específicos no design dos uniformes que possam encorajar ou restringir as atividades durante o dia.

Fonte: Journal of Sport and Health Science. DOI: 10.1016/j.jshs.2024.02.003.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários