Notícias de saúde

Mães Têm Dificuldade Para Admitir que Criança é Obesa

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health)
- Mães com menor grau de instrução podem não conseguir reconhecer que seus filhos estão obesos, sugerem resultados de um estudo.

A obesidade é o principal fator de risco de diabete do tipo 2, doenças cardíacas, pressão sanguínea alta e outros distúrbios, e crianças acima do peso estão mais propensas a serem adultos obesos.

"Por essas razões, intervenções para prevenção da obesidade devem começar cedo, na pré-escola ou mesmo no nascimento", explicaram Amy E. Baughcum, do Centro Médico do Hospital Infantil, em Cincinnati, Ohio, e sua equipe.

"É improvável que esforços de prevenção tenham sucesso sem uma melhor compreensão de como as mães percebem o problema de crianças acima do peso na pré-escola", afirmaram os pesquisadores na edição de dezembro de Pediatrics.

O estudo incluiu 622 mães com filhos entre 23 meses a 5 anos. Cerca de 79 por cento das mães não perceberam que seus filhos acima do peso apresentavam o problema. As mães das 99 crianças acima do peso que acreditavam que seus filhos estavam bem tendiam a apresentar menor grau de instrução, apesar da renda familiar.

Baughcum, principal autora do estudo, disse que as mães podem acreditar que seus filhos acima do peso têm "excesso de gordura de bebê" e, eventualmente, irão emagrecer.

"As mães podem ficar mais preocupadas com seus filhos acima do peso quando eles ficarem mais velhos, época em que há mais questões práticas para se levar em consideração, como a criança ser motivo de gozação na escola ou o fato de ter que comprar roupas novas para a criança com frequência porque elas não servem mais", disse a pesquisadora à Reuters Health.

Em outras descobertas, cerca de um terço das mães que concluíram o ensino médio ou menos eram obesas, comparadas a 1 por cento das mães com pelo menos nível superior.

Entretanto, quase todas as mulheres obesas -- 95 por cento -- se consideravam acima do peso. Mães obesas não-brancas estavam, de alguma forma, mais propensas a se considerarem acima do peso.

O estudo definiu que a condição de estar acima do peso correspondia a apresentar um índice de massa corporal (IMC) de 25 ou mais. A obesidade equivalia a um IMC de pelo menos 30. O IMC mede-se pela divisão do peso (em kg) da pessoa por sua altura elevada ao quadrado (em m).

"Filhos de mães com baixo grau de instrução podem estar sob um risco maior de obesidade mais tarde, caso as crianças estejam mais propensas a estar acima do peso e suas mães estejam menos propensas a reconhecer o problema", concluíram Baughcum.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários