Notícias de saúde
20 de maio de 2024 (Bibliomed). A dieta à base de carne vermelha associada à masculinidade pode ser a pior coisa para os homens que lidam com câncer de próstata, indica estudo realizado na New York University, nos Estados Unidos.
Pacientes com câncer de próstata que limitam carne e laticínios, mas comem muitos alimentos vegetais, tendem a sofrer menos disfunção erétil, incontinência urinária e outros efeitos colaterais embaraçosos associados ao tratamento. Já aqueles que comeram mais alimentos vegetais obtiveram resultados de 8% a 11% melhores em medidas de função sexual em comparação com aqueles que comeram menos.
No estudo, 3.500 homens com câncer de próstata preencheram um questionário sobre dieta a cada quatro anos. Outra pesquisa realizada a cada dois anos acompanhou seus problemas de saúde. Mais de 4 em cada 5 pacientes (83%) receberam tratamento para câncer de próstata, e todos apresentavam formas iniciais da doença que não se espalharam para outros órgãos.
Os pesquisadores descobriram que comer mais alimentos vegetais produzia benefícios sexuais, urinários e de vitalidade para os homens, independentemente de outros fatores como situação financeira, estilo de vida e histórico médico. Comer mais alimentos vegetais também foi associado a um melhor funcionamento intestinal, provavelmente devido à quantidade de fibra alimentar nas plantas
Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.35172.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também