Notícias de saúde

Cientistas Identificam a Região Cerebral Responsável pelo Amor

Por Keith Mulvihill

NOVA YORK (Reuters Health) - O amor pode ser cego, mas cientistas britânicos garantem ter identificado as regiões cerebrais responsáveis pelos sentimentos românticos. A descoberta foi apresentada terça-feira no encontro da Sociedade para a Neurociência, em New Orleans.

"Nosso objetivo era descobrir que região do cérebro faz com que uma pessoa se apaixone ou faz com que se sinta apaixonada", explicou Andreas Bartels, da University College of London, em entrevista à Reuters Health.

"Tentamos trabalhar com pessoas perdidamente apaixonadas que, em média, estavam juntas há cerca de 2 anos."

Os pesquisadores selecionaram para o estudo 17 participantes que se disseram "verdadeira e loucamente apaixonados".

"Acreditamos nos que nos disseram estar profundamente apaixonados e os submetemos a um teste psicológico para verificar se isso era verdade", contou Bartels.

Os voluntários passaram por tomografias enquanto viam fotos de seus namorados ou namoradas e as de três amigos para determinar que regiões cerebrais eram ativadas.

"Verificamos que a resposta emocional era mais intensa -- um aumento do fluxo sanguíneo para regiões específicas do cérebro -- quando viam fotos da pessoa pela qual estavam apaixonados", explicou Bartels.

Quatro regiões localizadas no chamado sistema límbico foram ativadas. A pesquisa mostrou também que olhar a foto do ser amado reduz a atividade das demais regiões, como o neocórtex, área associada a sentimentos depressivos.

Isso quer dizer que um dia teremos uma droga capaz de reacender velhas paixões? Bartels duvida, mas adianta que os futuros trabalhos da equipe vão tentar mapear a área do cérebro associada ao amor que as mães têm pelos filhos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários