Notícias de saúde

Brasil: Doenças Diferentes com Sintomas Semelhantes Provocam Erros de Diagnóstico

São Paulo, 5 de Dezembro de 2000(eHLA). A falta de informação sobre os sintomas da infecção pelo vírus HTLV está gerando erros de diagnóstico. A constatação foi feita pelo coordenador do Ambulatório de Neuroinfecção do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, Márcio Menna Barreto. “A desinformação a respeito dos efeitos do vírus HTLV no organismo consome milhares de reais em gastos médicos e prolonga o sofrimento dos pacientes”, afirma o neurologista. Segundo ele, as conseqüências do diagnóstico errôneo vão desde tratamentos prolongados que não apresentam resultados positivos até cirurgias de custo elevado que não trazem cura.

Uma pesquisa realizada no Hospital mostrou que cerca de 6% dos pacientes com diagnóstico de artrite reumatóide (inflamação articular que causa dificuldade de movimento) estavam infectados pelo HTLV, que originou sintomas semelhantes. Para mudar este quadro, os especialistas acreditam que seja necessário esclarecer a população e, em especial os médicos, sobre as manifestações do HTLV.

HTLV

O vírus HTLV causa uma produção descontrolada de células de defesa, os linfócitos T. O resultado são doenças auto-imunes (em que o organismo ataca a si mesmo), leucemia e lesão dos sistemas nervoso central e periférico. Entre as conseqüências estão dificuldades de movimento dos membros inferiores, problemas urinários (facilmente confundidos com incontinência urinária ou doenças da próstata), impotência sexual e problemas na região lombar que podem ser diagnosticados como uma hérnia de disco. Atualmente, os vírus HTLV I e II são os principais causadores de doenças inflamatórias da medula espinhal, superando as deficiências vitamínicas, a esclerose múltipla e a sífilis. Uma das dificuldades no diagnóstico da doença é que apesar do baixo custo, poucos são os convênios de saúde que pagam exames para diagnosticar a infecção pelo HTLV.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários