Notícias de saúde

Infertilidade pode indicar baixa saúde cardiovascular

24 de abril de 2024 (Bibliomed). A infertilidade poderia ser um indicador futuro da saúde cardiovascular em mulheres, oferecendo informações cruciais para triagem e prevenção, potencialmente anos antes do início de doenças.

Um estudo envolvendo 468 mulheres (sendo que delas 160 - 34,2% - apresentaram qualquer infertilidade) observou uma associação significativa entre histórico de infertilidade e menor pontuação na saúde cardiovascular (SCV) na meia-idade. Comparadas às participantes sem histórico de infertilidade, aquelas com histórico apresentaram uma pontuação geral de SCV 2,94 pontos menor, uma pontuação 4,07 pontos menor no domínio biomédico e uma pontuação 5,98 pontos menor no subdomínio de biomarcadores metabólicos sanguíneos.

A importância do status de fertilidade como marcador de saúde futura é reconhecida, com associações já estabelecidas entre infertilidade e risco posterior de câncer e diabetes. Entretanto, as relações com a saúde cardiovascular na meia-idade em mulheres permaneciam pouco estudadas.

O estudo, parte do Projeto Viva, uma avaliação prospectiva iniciada em 1999, examinou mulheres grávidas na região de Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. Os resultados indicam que a história de infertilidade pode fornecer insights valiosos para a avaliação e prevenção da saúde cardiovascular, destacando a importância de considerar a infertilidade como um fator de risco potencial para condições cardiovasculares em mulheres.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.50424.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários