Notícias de saúde

Caminhar ou pedalar pode reduzir risco de doenças graves

16 de abril de 2024 (Bibliomed). Caminhar ou andar de bicicleta pode reduzir a inflamação do organismo, que por sua vez pode aumentar o risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes, indica estudo realizado na Universidade da Finlândia Oriental, na Finlândia.

O chamado “deslocamento ativo” – caminhar ou andar de bicicleta para o trabalho – por pelo menos 45 minutos diários reduziu os níveis de um marcador sanguíneo de inflamação chamado proteína C reativa. Isso foi verdade mesmo depois de a equipe ter levado em consideração qualquer outro exercício que os passageiros ativos pudessem estar fazendo.

No estudo, os pesquisadores examinaram os hábitos de deslocação e os níveis sanguíneos de PCR de mais de 6.200 trabalhadores finlandeses de meia-idade.

Em comparação com as pessoas que dirigiam ou usavam transporte público para o trabalho, aquelas que passavam pelo menos 45 minutos por dia caminhando ou andando de bicicleta para o trabalho tiveram uma queda de cerca de 17% nos níveis de PCR no sangue.

Esse benefício apenas diminuiu ligeiramente, para uma queda de 15,4% nos níveis de PCR, quando os investigadores consideraram a quantidade de exercício de lazer que os viajantes ativos poderiam ter feito, ou se também seguiram uma dieta saudável.

A exposição à poluição do ar – algo que se poderia esperar do ciclismo para o trabalho – não alterou significativamente o efeito do deslocamento ativo sobre a inflamação. Parecia que eram necessários pelo menos 45 minutos de deslocamento ativo para que surgissem benefícios reais.

Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que deslocamentos ativos regulares e um tanto elevados podem reduzir a inflamação entre adultos. Por isso, promover caminhadas e ciclismo para o trabalho pode levar a benefícios para a saúde ao nível da população, bem como à redução das emissões do tráfego motorizado.

Fonte: European Journal of Public Health. DOI: 10.1093/eurpub/ckad213.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários